top of page
Screenshot_20220825-193325~2.png

LABORATORIUM CAÁ-T-ENGA

A publicação LABORATORIUM CAÁ-T-ENGA é resultado de um esforço e desejo coletivo. De fazer circular para além dos espaços da instituição, as produções artísticas realizadas no semiárido brasileiro como resposta e/ou retorno a sociedade pelo trabalho que estamos concretizando na universidade.

 

O olhar que propomos ao leitor é de desvelamento das características dogmáticas e conservadoras impregnadas na arte contemporânea que ainda persiste, e, da descaracterização do imaginário visual por falta de conhecimento aos aspectos biológicos que caracterizam o bioma caatinga brasileiro. Portanto, as imagens presentes no material gráfico foram confeccionadas para além do espaço expositivo, com o objetivo de explorar a paisagem do vale do São Francisco como território de nossos estudos e propor para além de catálogo da exposição a ativação de outros sintomas e dispositivos quando expomos a paisagem em que estamos inseridos com as obras que formaram o conjunto expográfico. Ademais, ressaltamos que estamos interessados na produção artística, cultural e nas tramas sociais da região, que é demasiadamente rica em histórias e elementos estéticos, cujas

adaptações e criações ao longos dos anos apresentam o desprendimento da teia colonial-capitalista, que quase sempre, impõe rigores aos modos de representação e do fazer estético.

bottom of page